Leo Petersen Fett foi o maior incentivador da criação do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Ângelo, por isso a nossa homenagem a esse cidadão que em 11/04/1931, aos 8 anos e um mês, aportou na gare ferroviária junto com sua família, vindo de Lajeado, de onde eram naturais.
Seu pai, Alfredo Leopoldo Fett, trabalhava em refinaria de banha, fábrica de conservas, navegação, comércio e política municipal e para cá se transladou para assumir uma grande indústria do mesmo ramo.
Cursou estudos primários em Santo Ângelo e os secundários em Cruz Alta e no IPA em Porto Alegre, onde frequentou o pré-universitário no Colégio Júlio de Castilhos. Fez vestibular na Escola Superior de Agricultura de Viçosa, ESAV, iniciando o curso de Agronomia que foi concluído após transferência para a ESALQ – USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, onde colou grau de Engenheiro Agrônomo em 1945.
Formou-se em direito em 1967 na primeira turma da Faculdade de Direito de Santo Ângelo.
Cidadão santoangelense por outorga do Poder Público Municipal.
Filho do industrial e empresário rural Alfredo Leopoldo Fett e Blanca Peter-sen Fett, exerceu as mais variadas funções no ramo agronômico e agrícola (pioneiros pai, filho e irmão – também engenheiro agrônomo ESALQ/USP – Lineu Petersen Fett).